Muito Além do Cidadão Kane

|

Muito Além do Cidadão Kane é um documentário produzido em 1993 pela BBC de Londres no Reino Unido e que até hoje sua exibição é proibida em todo o território nacional. Que retrata a força da manipulação dos meios de comunicação no Brasil. É um documentário na minha concepção bastante completo e complexo, que mostra o país de uma visão externa (claro) e que devido a isto, não se preocupa em agradar este ou aquele... Além de contar um pouco da história do Brasil. É interessante assisti-los até mais de uma vez, pois existe muita informação sintetizada em um curto tempo de vídeo.

Preferi colocar 4 partes o documentário, para que possa ser assistido aos poucos e para que não seja necessário carregar o vídeo todo cada vez que for assistir somente a parte 2, 3 ou 4.

Este documentário tem este nome, pois em 1941 foi rodado um filme que contava a história de um empresário do ramo da imprensa, chamado Cidadão Kane (Citizen Kane). Estará disponibilizado o trailler e a sinopse do filme.

Trailler do Filme Cidadão Kane


Muito Além do Cidadão Kane - Parte 1


Muito Além do Cidadão Kane - Parte 2


Muito Além do Cidadão Kane - Parte 3


Muito Além do Cidadão Kane - Parte 4



Espero que este documentário tenha não influenciado sua opinião, mas que tenha ajudado a pensar um pouco mais sobre o que hoje acontece no Brasil. Pois olhando o passado se enxerga o resultado no presente e procura-se não repetir os mesmos erros no futuro.

Tentando Relaxar e Gozar

|

Duas vezes ao ano vou até o estado de Pernambuco, porém, da ultima vez coincidiu com os últimos problemas aéreos que tivemos. Todos dizem que é problema dos controladores de vôo, porém, as empresas aéreas parece que estão com uma enorme parcela de culpa no que acontece hoje junto com a própria INFRAERO. A desorganização é geral. Além disto temos uma ministra do turismo que é sexóloga e que quer usar o ministério do turismo como trampolim para algum cargo alto na política brasileira, só que me parece que ela escorregou quando ainda estava subindo as escadas ao sugerir para que os passageiros relaxassem e gozassem enquanto esperavam horas e horas nos saguões de embarque dos aeroportos brasileiros. Inclusive escutei uma passageira falando que se era pra ser assim, que se instalassem motéis e hotéis nos aeroportos do Brasil para que fosse efetivado assim o que a ministra Martha Suplici havia falado ("relaxa e goza").

Vôo São Paulo-SP - Recife-PE

O vôo possuía o seguinte itinerário: Saída de São Paulo-SP para Belo Horizonte-MG (para fazer a conexão) às 21:45 e saída do vôo de Belo Horizonte-MG para Recife-PE de 00:30. No primeiro vôo tudo praticamente certo, o vôo saiu com cerca de 10 a 15 minutos de atraso, mas é um pouco normal.

Aeroporto de Confins-MG

Ao chegar em Belo Horizonte-MG às 00:10 os passageiros foram encaminhados ao saguão do aeroporto para fazer a conexão para Recife-PE. Parecia que ao menos aquele vôo estava alheio a toda a confusão que estava instaurada nos aeroportos brasileiros. Triste ilusão... Eram 2:30 da manhã (exatas 2 horas de atraso) quando um funcionário da TAM avisou que um vôo que faria conexão com o aeroporto de Belo Horizonte-MG e seguiria levando passageiros para Salvador-BA e Maceió-AL estava cancelado e não iria mais chegar naquele aeroporto. Porém, que devido ao acaso, um avião da TAM que estava parado naquele aeroporto para fazer manutenção preventiva iria ser utilizado para dar continuidade dali até Salvador-BA e Maceió-AL. E que havia outra noticia, pior ainda para os passageiros do vôo para Recife-PE e João Pessoa-PB. O vôo que nós aguardávamos, simplesmente não existia naquele horário para a INFRAERO (não havia slot), que na verdade o horário do vôo era às 9:00 da manhã. Então para resolver tal problema as pessoas que iriam para Recife-PE teriam que embarcar naquele vôo para Salvador-BA que de lá iríamos esperar cerca de 30 minutos o embarque para Recife-PE, pois já existia um vôo programado para aquele horário. Enquanto que os passageiros para João Pessoa-PB iriam ser hospedados em hotéis (destes passageiros não tenho mais notícia).

Aeroporto de Salvador-BA

Chegando no aeroporto de Salvador-BA cerca de 4:00 da madrugada, o vôo que nos levaria para Recife estava atrasado e havia sido remarcado para às 06:15 da manhã. Até ali já iriam se passar cerca de 8 horas dentro dos saguões dos aeroportos (contando apenas até a saída do aeroporto de Salvador-BA). Quando estava perto das 06:15 o painel anunciava a previsão da chegada do avião passara a ser às 07:50 e o mesmo aconteceu sendo remarcada a saída para às 9:00 e para às 10:10 da manhã quando finalmente a TAM informara a confirmação do horário do vôo. Alguma coisa acontecia dentro do avião que às 10:20 ainda não havia desembarcado ninguém do avião que acabara de chegar. O painel informava ultima chamada para o vôo, enquanto que ninguém havia entrado dentro do avião para Recife-PE. A partir daí os passageiros até então presentes desembarcaram do avião, os passageiros de Recife-PE e alguns de Fortaleza-CE (não sei se era vôo direto ou se haviam feito conexão) se dirigiam para o avião. Ao entrar no avião fiquei sabendo que aquele vôo não tinha previsão de desembarcar em Recife-PE o que causou certa insatisfação em alguns passageiros (com razão).

Finalmente Recife-PE

Ao meio dia do dia seguinte do embarque, lá estava eu, finalmente em meu destino final, a cidade de Recife-PE. Pensando... Quem sabe aqui eu não consiga finalmente relaxar e gozar?

Transtornos

Dentre todo o percurso percorrido por mim Brasil a dentro. Em Confins-MG já haviam muitos passageiros cansados (dormindo no chão) e exaltados. Sendo que na hora do embarque um dos passageiros agrediu um outro com um murro no rosto e uma mulher acompanhada com um filho de colo e outro a pé desmaiou com o nervosismo gerado pela confusão. Já em Salvador-BA era possível observar turistas estrangeiros jogando baralho, vários outros passageiros dormindo nas confortáveis cadeiras de ferro, chão e balcões projetados com materiais especiais para produzirem um maior conforto para aqueles que por ventura os utilizarem como camas na espera de seus vôos. Mas nada privado o suficiente para que pudéssemos concretizar o pedido da ministra do turismo. Além daqueles que perderam compromissos pessoais importantes.

Estatísticas

Para quem gosta de estatísticas ficam aqui os dados da viagem:

  • Cerca de 14 horas seguidas dentro de aviões e saguões de aeroportos. Sendo que uma viagem normal sem conexões, atrasos ou escalas duram em torno de 3 horas.
  • Passagem por 4 aeroportos brasileiros.
  • 7 alterações de horários de vôos, sendo 2 em Confins-MG e 5 em Salvador-BA.
  • 1 murro no olho.
  • 1 óculos quebrado.
  • 1 mulher desmaiada.
  • Muitos brasileiros P da vida com o frágil, perigoso e não-confiável sistema de aviação brasileiro.

Sonhos e Ilusões

|

A poucos dias atrás fui adicionado no MSN por um atá então desconhecido. Ao aceita-lo na minha lista de contatos o mesmo rapidamente foi me perguntando se eu teria alguma apostila que poderia o ensinar a programar em Java (atualmente uma das linguagens mais promissoras para a área de programação de computadores). Ate ai tudo tranqüilo, se o mesmo não tivesse citado o fato de que procurava tal apostila, pois pretendia sair de uma cidade do interior da Bahia para ir morar em Brasília. Então me interessei um pouco mais sobre sua historia e o que ele pretendia fazer. O mesmo afirmou que pretendia aprender a programar em Java para quando chegasse na capital brasileira pudesse arrumar algum emprego rapidamente para se sustentar, pois ele só possuía dinheiro suficiente para se sustentar durante 2 meses e fazendo faculdade de Sistemas de Informação. Logo dei um conselho ao mesmo de não fazer isto pelos seguintes motivos:

  • Iria para uma cidade onde não conhecia ninguém.
  • Ia trabalhar com programação sem saber ao menos Lógica de Programação (que é o mais básico para alguém que vai trabalhar com programação).
  • Iria aprender a programar a linguagem sozinho e sem saber nada em inglês (toda documentação da linguagem é em inglês).
  • Iria morar em uma cidade onde o custo de vida nem se comparava com a cidade onde ele morava.
As pessoas não podem mais pensar que estamos no período onde o Brasil ainda estava em construção, onde grandes investimentos eram feitos em áreas até então desapropriadas. Onde com certeza teria uma grande necessidade de mão de obra.

Algumas pessoas podem até achar que fiz errado, mas aconselhei ele a juntar um pouco mais de dinheiro para que o mesmo possa sobreviver mais tempo na capital federal e poder se estabilizar melhor. Recomendei até o mesmo ir aprender o que fosse em capitais com custo de vida um pouco menos elevado (o que para a cidade dele já seria uma grande mudança) como por exemplo Salvador ou até mesmo a minha querida cidade do Recife.

Sei disto pois eu mesmo morando em outro estado (saindo de PE para SP) tudo aconteceu muito diferente, fui praticamente transferido pela empresa em que eu trabalhava para outra. E ainda assim, senti um pouco as diferenças de custo de vida entre a cidade de Recife-PE (que é uma das maiores capitais brasileiras) e São Paulo-SP. Não que uma seja melhor para morar do que a outra, mas as duas possuem algumas diferenças, assim como se eu me mudasse para qualquer outra capital brasileira.

Achei interessante escrever este fato, pois não há problema nenhum em querer crescer na vida (até dou maior apoio aqueles que querem vencer sempre de forma honesta), as vezes temos que fazer grandes mudanças em nossas vidas para alcançar nossos objetivos (até mesmo saindo de nossa cidade), porém, defendo que tudo tem que ser bem planejado, pois o sonho pode se tornar um pesadelo.

"A saidêra chefia!"

|

Quem não gosta de um cerva gelada numa sexta-feira à noite após um dia de trabalho pesado? Ou no final da pelada no solzão do meio dia em pleno domingão? Já existem grupos de contracultura que não, alguns ligados até a contraculturas de tradição junkie (drogada, para simplificar) , como fãs de música pesada e Hardcore: os Straight Edge, que não usam nenhum tipo de droga por questão ética , de saúde e digamos; manutenção do estado de consciência plena.
Dar juízo de valor para quem usa ou deixa de usar qualquer tipo de droga, lícita ou ilícita é algo improvável de ser feito. Mas o que dizer a quem vive na periferia e ver a violência regada a alcóol? Simplificar os números da violência no nosso país a duas , três ou até mesmo cem variáveis é idiotice, mas quem mora em qualquer subúrbio de qualquer grande cidade do país sabe o quanto de teor alcólico tem no sangue derramado estupidamente pela violência gratuita-nossa-de-cada-dia.
Aqui no Grande Recife não é diferente, "Jeremias" fez enorme sucesso no youtube, mas vários Jeremias não têm graça alguma, espancam, esfaqueiam, e quando possuem uma arma de fogo, atiram!
"Ah cara, tu fez essa porra de blog para salvar o mundo? Para dizer que eu não devo beber!?"
Não meu caro, façamos todos nós o que for de nossa natureza e instinto fazer, e quem sabe um dia seremos livres. Só não quero ter novamente a sensação estranha que tive hoje ao acordar de que a vida perde o valor após algumas doses de alcóol, e que passe a valer menos que um suspiro.

Obs: Caipirinha! É minha preferida.

Quetimeéteu?

|

No país onde as piadas nascem nas colunas de política mais uma mania está em discussão em Brasília: Timemania, que vem agregada de várias outras manias do povo brasileiro: mania de jogar dinheiro público no ralo, mania de favorecer os mais fortes, mania de acreditar em milagre, mania de tentar corrigir as finanças de que tem gasta nosso dinheiro com relógio de ouro, carro importado e férias na Europa. E se você é fã de futebol e torce pra que a Timemania der certo, boa sorte! Porém seria mais inteligente pagar o dízimo ao Presidente do seu clube. Menos intermediários, entende né?

Guerra $anta da Telecomunicação

|

Os primeiros disparos já foram ouvidos alguns anos atrás, porém agora a Rede Record está utilizando artilharia pesada no setor Esportes para se aproximar da sua rival Rede Globo na eterna briga débil por audiência, dinheiro e poder. Num esquema nítido de lavagem de dinheiro da Igreja Universal através da compra por valores absurdos de horários obscuros da programção, a Rede do Bispo Edir Macedo tem conseguido o capital necessário para incomodar a até então onipotente TV do defunto Marinho.
E quanto é isso ? R$ 126 milhões foi o que a Igreja Universal ups! perdão, a Record desembolsou pela exclusividade na trasmissão das Olimpíadas de 2012, a ser realizada em Londres, após não ter tido o mesmo sucesso ao oferecer 400 milhões pelos direitos da Copa do Mundo de Futebol, no qual foi mantido contrato pelo estranho valor de R$ 250 milhões com a Globo.
Como em toda briga de grandes num país de desinformados e pobres como o nosso, os estilhaços sobram para nós, que ficamos com essa programação cada vez mais intragável, incoerente e retardada. E quando o assunto se estende a religião os golpes ficam mais baixos, a Globo cobre toda e qualquer procissão interiorana dos santos mais diversos da fé católica, enquanto a Rede do bispo tentou ao máximo ignorar a visita do Papa ao Brasil.
Resta saber o que o maior orgão de censura do país - A Rede Globo - irá fazer quando não for mais a nº 1, pois se você nunca assistiu o documentário "Além do Cidadão Kane", ou nunca ouviu falar no livro "Afundação Roberto Marinho" , de Romero da Costa Machado , lançado na década de 80 do século passado, tenha certeza que não será na Revista Veja, tampouco na Época, muito menos no programa do Jô Soares que os mesmo serão discutidos. E se você conhece um ou outro imagina o tamanho da podridão que cresce a cada dia, a cada nova superprodução do Projac, a cada notícia torta do JN, e a cada ponto de audíência perdido.
Portanto amigos, quem possuir, que prepare a sua Biblia, pois a era da desinformação já é!

Ontem eu ganhei 180 mil reais...

|

Qual a primeira coisa que vem na sua cabeça na hora que te perguntam quanto você acha que vale, em reais, uma amizade? Aposto que você pensou coisas do tipo dinheiro e amizade não se misturam, não dá pra relacionar um com o outro, ou que isso não tem preço e tudo mais. Mas nem todo mundo pensa assim. O especialista em economia aplicada a temas de felicidade, Nick Powdthavee, se propôs a colocar etiqueta de preço nessas coisas e chegou a uma conclusão, óbvia: se for possível comprar a felicidade, ela tem um valor muito alto.

Segundo a matéria que saiu no Terra, a felicidade que amigos, vizinhos, namorados, maridos proporcionam foi medida e comparada com a felicidade que o dinheiro proporciona. De acordo com a pesquisa, uma pessoa que ganha R$ 3,3 mil reais, mas vê seus amigos e se diverte com eles com frequência, é tão feliz quanto uma pessoa que não tem uma boa relação de amizade ganhando R$ 33 mil reais. Baseado nisso, ver os amigos vale um salário de R$ 30 mil reais.

É como disse uma amiga, você poderia pensar ao contrario. Quanto vale um carro em sentimentos? Não importa quanto você goste de carros e quanto você ame uma Ferrari, você nunca vai conseguir comprar um carro sentido. Pra ter um carro você precisa de dinheiro, mas para ter uma amizade você só precisa ter sentimentos.

Sociedade dos Amigos de Plutão

|

Ano Eleitoral

O ano que passou, foi um ano eleitoral. Para muitos apenas um ano que se perdera um dia em alguma fila de algum colégio eleitoral brasileiro. Para outros a consciência de que ali se escreve o futuro de um pais. Que sempre foi do futuro, nunca do presente. E como não poderia deixar de ser, um ano de naturalmente muitas obras publicas, mas também de muito desespero por votos da população.

O Rebaixamento de Plutão

A CAM. ou seja, Comunidade Astronômica Mundial decidiu que Plutão ate então considerado o ultimo planeta do nosso sistema solar, deixaria de ser planeta. Com isto as editoras de livros didáticos deixariam de publicar que Plutão era um planeta e o sistema solar seria composto de apenas 8 planetas.

A ONG SAP

Alguns meses depois do anuncio do rebaixamento de Plutão, saiu na imprensa uma publicação sobre a SAP, tambem conhecida como "Sociedade dos Amigos de Plutão". Uma organização criada no Brasil com o objetivo de brigar pela volta de Plutão para a condição de planeta. Mas tudo isto talvez não tomasse tanta repercussão quanto obteve se não houvessem alguns dados no minimo interessantes:

  1. 800 diretores.
  2. Cada um desses oitocentos privilegiados diretores receberia vinte mil reais por semana.
  3. Cartões de crédito institucionais para enfrentar despesas pessoais de hospedagem, alimentação, vestuário e transportes.
  4. O presidente da entidade era:
    1. um ex-líder sindical.
    2. Filiado à CUT.
    3. Filiado ao PT.
    4. amigo íntimo do presidente Lula.
  5. A sede desta ONG 'e na Explanada dos Ministérios.
CPIs

Naturalmente junto com esta noticia veio um pedido de abertura de CPI sobre a tal ONG, o que com certeza não poderia deixar de existir e que com certeza seria a noticia que aniquilaria o ate entao presidente Lula, que caso escapasse do impeachment seria "pego" nas urnas num movimento enfurecido compreensível dos eleitores.

Piadas, Piadas, Piadas...

Ao ser perguntado o presidente claro, não podia explicar algo que ele realmente não sabia. Entao entrou mais um "escândalo" para a lista das coisas que o presidente não sabia que acontecia em seu governo. Tudo isto virou uma grande piada. O Brasil era uma piada. Tinhamos de fazer cada vez mais piadas daquele cara que saiu do interior pernambucano (um estado nordestino no qual os "intelectuais" e os integrantes da "locomotiva" brasileira não conhecem NADA a respeito) , que viajou em pau-de-arara, foi um dos lideres do movimento para o fim do governo militar, que ajudou a fazer uma das melhores constituições que o mundo possui, que foi o deputado federal mais votado no estado de São Paulo quando eleito e que foi o presidente que teve a maior votação da historia brasileira tambem quando eleito, com a maior aprovação e que naquele momento fazia parte apenas de uma piada de alguns poucos que se achavam bastante inteligentes e politizados. E aqueles que o apoiavam eram burros, analfabetos, pobres e/ou estavam ali para receber o Bolsa Familia.

Revolta

Toda essa noticia, todo esse assunto que parecia bombástico, devastador, desmotivador que sempre circundou os assuntos da eleição para presidente ano passado (2006), esse assunto que causava inquietação entre os militantes do PT e de seus aliados, que passaram a ter vergonha daquilo que ate então tinham defendido durante anos (alguns ate a vida inteira), do ideal que haviam lutado. Que causava a revolta dos contribuintes cansados de ouvir historias de corrupção, desvio de dinheiro. Que gerava a desconfiança do mercado extrangeiro junto a política do pais e que indiretamente interferia na economia, que fez derrubar bolsas, desvalorizar o Real diante do Dollar, que causou evasão de investimentos extrangeiros no pais. Onde iríamos parar? O que deveríamos fazer?

A Verdade

A noticia sobre a SAP foi divulgada no dia 29 de Agosto de 2006, alguns meses antes da eleição, so que no dia 30 de Setembro, ou seja, 2 dias antes das eleições (período de campanhas eleitorais), o mesmo escritor retratou a sua noticia dizendo que tudo aquilo não passava de uma brincadeira feita por ele. Que as pessoas não precisavam se preocupar, que ele achou que tal noticia não teria uma repercussão tão grande.

Direitos da Imprensa

A imprensa tem o direito e o dever de repassar para os leitores, telespectadores ou ouvintes as informações que lhe dizem respeito procurando sempre a verdade. Podendo as vezes ate retratar uma visao pessoal do jornalista. Porem, nunca deveria ser usado para fazer piadinhas, principalmente em epoca de eleições.

Piada Sem Graça

Não consigo enxergar onde esta a graça em certos tipos de noticias, pois todos foram afetados de alguma forma, seja economicamente pelos motivos ja citados, seja por danos morais, inicialmente pelos que apoiavam a reeleição do presidente Lula e o defendia, pois durante bom tempo se sentiram iludidos e ainda eram chamados de burros por parte dos "intelectuais" da "elite", mas e agora? Quem serão os verdadeiros enganados? Quem estava errado e iludido? Espera-se que sejam tão humildes quanto os mesmos se consideram inteligentes.

Links

Pesquisando para poder escrever este artigo acabei de deparando com o texto original, com a retratação do jornalista e com o vídeo do Senador pedindo abertura de CPI no congresso.

Texto Original:

http://www.brasiliaemdia.com.br/2006/9/1/Pagina744.htm

Retratação
http://www.tribuna.inf.br/anteriores/2006/setembro/30/coluna.asp?coluna=chagas

Senador Requisitando Abertura da CPI


Links
http://www.quatrocantos.com/lendas/295_amigos_de_plutao.htm

Operação Navalha

|

Mais uma denúncia de corrupção assombra nossa política. Para isto, é preciso entrar em vários assuntos.

Na comunidade Brasil do orkut (que é ferramenta de futilidade e falsidade para muitos de seus usuários) ví um tópico sobre a Operação Navalha, onde se perguntava: "Quem ganha com a Operação Navalha?". Acabei respondendo ao tópico, mas preferi vir aqui escrever o texto completo. É interessante citar a ferramenta que iniciou a discussão, pois sabemos que nela, existem pessoas de todos os crédulos, regiões, religiões, classes sociais (classes sociais SIM!).

Opiniões Formadas (Não se sabe por quem)

Quando se fala sobre operações da PF no Brasil em relação aos políticos de nosso país, sempre se tem algumas opiniões meio que padrões, o que é absolutamente normal.

Uns de esquerda, outros de direita, onde dificilmente alguém realmente do centro fala sobre certos assuntos. Mas a conversa as vezes toma alguns rumos delirantes (como por exemplo de golpe militar, chaves a tentativa de envolvimento de Lula quando se há suspeita / denuncia de corrupção em qualquer que seja o escalão. Como sempre a oposição fez com os que estão no poder (disto, não se pode discordar). Porém, desta vez (com o presidente Lula) há insinuações por parte de algumas pessoas, muito mais pesadas como a de envolvimento de partidos com o crime organizado, tentativa de golpe de estado entre outros, principalmente no decorrer dos debates de discussões da ultima eleição. Já que Geraldo Alckimin não conseguiu nas pesquisas ultrapassar o presidente Lula em nenhum momento e ao final das eleições, com o resultado que foi alcançado, me parece que algumas pessoas ficaram cegas com a decepção de terem visto o presidente administrador, Geraldo Alckimin, ser esmagado nas urnas pelo presidente Lula.

Como não quero entrar na fila dos delirantes e ter que falar sobre assuntos que não condizem com o assunto, como por exemplo: próximas eleições à presidência (Acreditem, já se fala nisto - Para uns pode até condizer, mas falta tanta coisa acontecer para poder se ter um quadro político que para mim é perda de tempo falar sobre isto).

Corrupção

Espero que os que "perdem seu tempo" falando sobre política, sobre decência, reclamando de corrupção, reclamando do estado em que nosso país se encontra NUNCA tenha praticado corrupção no trânsito (Sim, corrupção não se pratica somente na política), dando uma gorjeta para o guarda, dando um dinheirinho por fora para agilizar processos, comprado peças de carros de desmanche, ou equipamentos de origem duvidosa entre vários e vários itens... Pois se tudo isto for verdade, significa que o Brasil ainda tem jeito.

Quem ganha com a Operação Navalha?

Qualquer forma de tentativa de desmascarar, desmontar ou informar sobre corrupção no Brasil é válida e quem ganha é o próprio país, pois com isto os políticos que se elegem apenas para garantir o seu, ficam ao menos receosos para fazer ações depredatórias ao nosso país, como desvio de dinheiro, discordando assim, das idéias viajantes de que já citei acima, pois sempre respinga algo no partido do presidente ou de seus aliados, e se a PF quer realmente favorecer um dos lados, isto não deveria estar acontecendo.

Denuncia-Abafa

Algumas pessoas falam sobre o fenômeno do denunciar para abafar outros assuntos, espero que isto não aconteça por vontade de alguém, mas as vezes parece ser isto mesmo, sempre surgem outras denúncias e a mídia foca no novo assunto, esquecendo o antigo. Para isto é bom relembrar que os meios de comunicação no Brasil são muito tendenciosos (as vezes chegam até a mudar de lado, 2 vezes e ainda com o mesmo personagem). Não vejo tanto problema, porém, deveria ser informado ao povo, de forma clara e concisa para que lado está pendendo. Caso isto não ocorra, as notícias deveriam ser repassadas de maneira imparcial.

Culpa

Logo aparecerão outras Operações Navalha, e é isto que o povo quer, que sejam desvendados e desmontados os esquemas de corrupção que assolam não só Brasília, mas todo o país. Porém, é preciso que o povo tome consciência de quem estão colocando no poder, para que os velhos erros não voltem a acontecer.

Web 2.0

|

Web 2.0

Para iniciar esta discussão, teremos de citar o conceito do que é Web.

Web

Web na verdade é uma contração das palavras “World Wide Web”, ou simplesmente “WWW” ou por fim “Web”. Traduzindo as três palavrinhas que compõem este item temos: World = mundo; Wide = largo, largamente, grande, do tamanho; Web = teia, corrente, ligação. Ou seja, ao pé da letra, world wide web significa: grande teia mundial. O conceito de web é de uma enorme rede, com computadores interligados repassando dados de um lugar para o outro. Estes dados podem ser no formato de hipermídia como textos, vídeos, fotos, áudio entre outros que ao final, tornam-se informações para o usuário final.

Web 2.0 – A primeira impressão

Confesso que quando ouvi falar sobre Web 2.0, estava-se falando sobre as novas normas do TCP/IP, novos protocolos, internet de banda larga mais rápida entre outras tantas possibilidades que podem ser alteradas para se chegar ao conceito de Web 2.0. Porém, em um dia rotineiro de programador, também conhecido como NERD, acabo vendo um artigo no site www.phpbrasil.com sobre o que até então se falava em web 2.0, o novo conceito de internet. Então Resolvi pesquisar sobre o assunto.

Web 2.0 – A conferencia

O termo inicialmente utilizado pela empresa O'Reilly Media e pela MediaLive International em Outubro de 2004 para ser utilizado como titulo e tema de uma série de palestras que viriam por vir tendo como seu titulo “The Web 2.0 Conference”. O termo ganhou repercussão em Setembro deste ano (2006) quando foi citado por Dale Dougherty que fez a citação deste termo durante uma das conferencias que tem o mesmo nome. Tal termo está sob jurisdição de direitos e patentes da empresa CMP Media, por tanto, cuidado para não usa-lo em conferências e palestras.

Web 2.0 – Sobre

A web 2.0 citada por Dale, na verdade fala sobre a utilização de novos métodos de desenvolvimento para web e a forma em que os serviços são disponibilizados para os usuários finais.
* Alguns métodos de desenvolvimento e tecnologias antigas (não criadas este ano): AJAX, Web Services, Web Standarts, XML, XSLT, SOA, Table Less, DOM, XHTML, até o velho CSS entrou no meio.
* Alguns serviços disponíveis: AdSense, Blog, RSS,Wikis, RIA

Aí veio minha decepção quanto ao assunto. Não se trata de nenhuma revolução na maneira de transmitir de dados, nem de novas funcionalidades, não se trata de um conjunto de normas bem definidas para implementação e/ou uso. Simplesmente, o Dale citou numa palestra e logo veio aquele escândalo sobre o assunto e muitos ficaram loucos para aprender as “novas diretivas” da Web 2.0. Sendo que os mesmos simplesmente estavam desatualizados quanto às novas técnicas e estavam fechados às novas possibilidades.

Web 2.0 – Caso Pessoal

A utilização do AJAX como muitos falam que é uma coisa nova, já é realidade para muitos sistemas. Antes mesmo de saber o que era AJAX eu já trabalhava com alguns componentes feitos em Java Script combinado com o velho ASP 3.0, só não era 100% AJAX, pois não utilizava o XML nem os comandos de XMLHttpRequest, Já que AJAX é a sigla de “Java Script e XML Assíncronos” em inglês. Preferi o não uso do XML, pois para se utilizar deste comando é necessário ter navegadores atualizados, pois os antigos (antes de 2001) não pegam.

Web 2.0 - Uso

Dizer que a utilização das novas técnicas vai trazer benefícios ao desenvolvimento, disto eu não tenho duvidas. De que são melhores para o usuário final algumas funcionalidades que antes não se pensava para a web, também não tenho. Mas falar que estamos numa revolução da Web. Isto já é um pouco exagerado. Enquanto sobrinhos de donos de empresas e amigos dos amigos fazem sites para as instituições e códigos malditos são publicados na internet e acabam virando soluções e se espalhando pela rede. Não vejo revolução. Talvez possa até concordar com que há uma melhora no desenvolvimento de software por parte de alguns. Mas o quadro é critico e além de tudo, não podemos chamar de Web 2.0. Pois Web já tem seu conceito bem definido, isto é apenas jogada de marketing. Deve-se dar outro nome a este monstro, ou este monstro simplesmente é um fantasma, pois como dito anteriormente, não existem diretivas bem definidas para conceituar o que se chama “Web 2.0”.

Conclusão

Sendo assim, é como se você estivesse utilizando seu programa de escritório na sua versão 1.0 que tem cinco funcionalidades dentro do mesmo, porém você fazia uso apenas de três delas. Ai um dia você começa a usar as outras duas funcionalidades que ainda não havia experimentado. Isto significa que seu programa mudou da versão 1.0 para a versão 1.1 ou para a 2.0??? Acho que não. Acho que a versão só muda quando se corrige bugs e/ou implementa novas funcionalidades e/ou apenas se muda alguma coisa dentro do sistema. Ou estou errado?

Se realmente o conceito de Web 2.0 pegar, eu não vou me surpreender com o novo BOOM da revolução na programação de computadores com o uso de constantes. Este recurso tão antigo e tão bom de ser utilizado, para deixar códigos legíveis, mas que não é utilizado em larga escala e nem nos locais onde deve ser realmente utilizado. Talvez seja mesmo pela cultura dos antigos professores ou então da falta de visão dos novos profissionais e professores também. Qual o nome dado a isto? Programação Orientada a Constantes? Ou isto já faz parte do pacote que o pessoal está guardando para a Web 3.0?

Links:
http://www.revolucao.etc.br/archives/web-20-nao-significa-nada-me-desculpe/
http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web
http://www.w3.org/
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&lr=&defl=pt&q=define:World+Wide+Web&sa=X&oi=glossary_definition&ct=titl
http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/1239

E lá vamos nós!

|

Este blog é uma parceria de três amigos de longa data que decidiram montar um espaço para dizer as coisas que vem na cabeça. Aqui vamos escrever tudo o que quisermos sobre qualquer assunto que a gente esteja afim, coisas interessantes ou não. Quem entrar aqui vai ler coisas sérias junto de coisas pra rir; vai saber de algum fato que parece piada mas é verdade; vai descobrir por quê? deve (ou não) ver um filme, ouvir um disco, ir a uma peça de teatro; vai até clarear a visão e entender coisas de nerd, como quem aperta o F1 para pedir ajuda. Enfim, aqui vai ter de tudo um pouco, hora com a mesma visão que você está acostumado a ver por ai, hora com um olhar diferente. No final das contas, o objetivo é fazer refletir, seja sobre uma piada, seja sobre uma lei tramitando no congresso.

----------------------------------------------------------------

Só para constar, nós somos:

- David Barros, 23, pernambucano, mas morando em São Paulo, estudante de sistemas de informação e formado como técnico em desenvolvimento de sistemas.

- Jorge Vieira, 23, estudante de economia na UFPE e baixista da banda Autoridade Insana.

- Rafael Roberto, 23, estudante de engenharia da computação na UFPE, onde faz pesquisa na área de computação gráfica.

 

©2007 - 2010 Enxugando o Gelo | Template Blue by TNB