2007: uma parangoléia no esquadro

|

Bem... diante da produção frenética de David - vulgo pezão - neste blog que vós vedes (http://www.gramaticaonline.com.br/gramaticaonline.asp?menu=1&cod=175) me sinto obrigado a praguejar algumas maus-tecladas por aqui. E nada mais clichê e patético a essa altura do ano que uma retropescitiva 2007:

O ano da TV Digital marcado pelo declínio da Globo.
O ano da copa de 2014 no Brasil e da queda do coringão para segundona.
Ano em que o senado parou porque o objetivo era desgovernar.
Ano em que a guerra do Iraque continou por não ter onde parar.
Ano em que Bush se calou,
O papa virou figurante,
Chávez praguejou,
Lula se escondeu,
Bin Laden apareceu - no youtube claro!
Os aviões perderam as asas,
Ano em que o mundo descobriu que o aquecimento global não era "nóia" de maconheiro pacifista,
Que o Brasil viu Polícia atirando em Polícia, Polícia virando Bandido, Polícia virando Herói.
Tudo isso descobrindo que cinema bom não precisa ser cinema "americanizado",pois se Tropa de Elite é Hollywoodiano, Bezerra da Silva é a cópia de Frank Sinatra - quem dera Frank!

E claro, ano de novidades inimagináveis até para mãe Diná, dentre elas:

Os Bancos bateram recorde de lucro,
Ninguém trabalhou em Brasília, embora todos que vivem lá tiveram seu patrimônio duplicado,
A violência aumentou,
O salário não aumentou,
A CPMF prorrogou (epa!) ?
A televisão duvidou da sua inteligência,
O prefeito da sua cidade não fez nada, apenas alguns buracos que ainda estão sendo tapados, pois 2008 é ano de eleição,
E tantas outras surpresas que me escapam da memória agora, por isso peço ajuda de você para finalizar esse post.

Que porra de ano foi 2007?

PS: lembrando que tudo vira bosta.

Quando a Beleza Mostra Sua Intelectualidade

|

Um quinto dos americanos não sabem localizar os EUA no mapa... assim como acontece no Brasil, só que aqui a proporção é bem maior.

O mais incrível de todos estes dados, é que ninguém parou para analisar o porque disto. Porém, há uma salvadora da humanidade, com inteligência comparada apena com o nosso representante brasileiro de supremacia intelectual, Carlos Magalhães, a candidata a "Miss Teen America 2007" que representava o estado da Carolina do Sul, mostra que tem muito mais que beleza e consegue explicar este fato na sociedade americana de forma simples, elegante e acima de tudo inteligente.

Observem que resposta fantástica.

HARD Talk - Lula

|

Assim como colocamos a surpreendente entrevista de Fernando Henrique Cardoso no programa HARD Talk, estamos disponibilizando também, a entrevista de Lula no programa de mesmo nome.

Podemos considerar que ele não foi tão duro quanto foi com o ex-presidente FHC por que Lula não sabe falar inglês (nos programas nacionais, entrevistados extrangeiros também não sabem falar português. Logo, não deve ser considerado uma vergonha), sendo assim, foi necessário um intérprete para que fossem respondidas as perguntas. Talvez por este motivo, o apresentador não conseguiu deixa-lo com calças curtas como aconteceu com FHC.

Vamos apreciar a entrevista em três partes.

Primeira Parte


Segunda Parte


Terceira Parte


Podemos verificar algumas indagações feitas por alguém que tem uma visão externa de nosso país, que não depende ou defende nenhum partido político na nossa nação.

HARD Talk - FHC

|

Esta é a entrevista que o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, é entrevistado no programa Hard Talk que é um programa produzido pela BBC.

Esta é uma das melhores entrevistas que já ví na vida, o entrevistador é muito bom.

É interessante observar, que poucos entrevistadores em nosso país faz perguntas tão fortes e deixam o convidado em uma situação tão desconfortável.

Não vou comentar mais sobre a entrevista, pois, não quero estragar o prazer de assistir esta entrevista.

Primeira Parte da Entrevista




Segunda Parte da Entrevista



Só tenho que dizer que a BBC sempre me surpreende, é o segundo vídeo que coloco da BBC, o primeiro foi o documentário Muito Além do Cidadão Kane.

Telemarketing

|

Dia desses precisei do telemarketing, duas vezes na mesma semana. Primeiro para cancelar meu provedor antigo, depois para comprar um ingresso. Foi mais ou menos assim:



Impressionante que eu fui transferido e esperei muito tempo até pra fazer comprar o ingresso, que dá lucro pra eles. Incrível como os bons profissinais dessa área do ponto de vista da empresa são horríveis profissionais para os clientes, e vice e versa.

Edificações Criminosas

|

Nos últimos dias há uma onda de notícias presentes nos meios de comunicação em relação ao sistema prisional e carcerário brasileiro. E como todo mundo sabe, no Brasil, as pessoas, as instituições e os políticos só se preocupam com algum assunto quando há a publicação de alguma notícia sobre um certo assunto e se aquele assunto render muitos comentários, os companheiros de profissão (jornalistas e repórteres) saem em busca de notícias equivalentes. É o que aconteceu com o assunto deste post.

Após a denúncia da garota de 15 anos ter sido presa em um presídio masculino em uma cela com 20 homens, ter sido estuprada, ter sofrido com queimaduras de cigarros e de bônus ter a exposição das condições precárias comuns no sistema carcerário de nosso país, veio a denuncia de que outras mulheres no Pará já haviam passado pelo mesmo problema. Logo após houve a notícia dos presos que ficam aprisionados à correntes amarrados em pilastras e paredes.

Nos primeiros casos, é inaceitável, inconstitucional e inacreditável. No segundo caso, aparentemente, a delegada não tinha o que fazer mesmo. Como prender mais acusados que a delegacia não suporta? É uma saída que a mesma encontrou. Resta ao estado ampliar a delegacia e suas celas.

A repercussão que estas matéria tiveram por parte dos políticos de nosso país também é incrível. A governadora do Pará, orientada por deputados e amigos políticos, vai mandar demolir o presídio, enquanto que em Santa Cataria também deputados querem destruir a delegacia.

Então, vamos pensar um pouco mais, se hoje o sistema carcerário e prisional do nosso país, necessita cada vez mais de celas, delegacias e presídios, porque demolir os poucos que existem? Será que assim vai diminuir a criminalidade ou vai resolver os problemas de super lotação? Ou será que a raíz do problema do crime em nosso país são as edificações que são construídos? E como últimas perguntas... Será que nossos governantes têm tanto dinheiro em caixa para sair construindo e derrubando presídios e delegacias com esta facilidade? Será que nosso povo está com tanto dinheiro sobrando assim, para ficar feliz com tanto dinheiro sendo mal gasto desta forma?

A única explicação que consigo achar com estes procedimentos, é de que nas próximas duas eleições, as pessoas não vão mais poder olhar para os presídios e delegacias que "aquela garota de 15 anos ficou presa com 20 homens" ou então que "aqueles caras ficavam acorrentados às paredes".

Afinal, o brasileiro tem uma memória muito curta.

Finalmente a Renuncia - Agora é Verdade

|

Ao contrário do que muitos blogs escreveram, Renan Calheiros deixou a presidência do Senado ontem (4) e não havia deixado antes. Muito se confundiu quando o mesmo havia pedido o afastamento de seu cargo. Ocasionado por estarem mal informados, por se arriscar em comentar na internet coisas sobre assuntos que não se conhece, por ter lido em alguns sites de notícias alguma matéria não muito clara que deu a entender isto (encontrei em um site grande um texto que deixava o leitor confuso se Renan havia renunciado ou pedido afastamento, porém, obviamente fui pesquisar).

É preciso mais atenção na hora de escrever um texto para que não haja confusão.

Próximo ano é ano de eleitoral e muitos se arriscam em escrever coisas jogadas pelos meios de comunicação sem nenhum tipo de "filtro".

Peço desculpas por não ter acompanhado o caso dele, pois na época que estourou estava sem tempo para escrever (como vocês devem ter percebido), mas sua renuncia não poderia ter escapado.

Enxugando o Gelo - Novos Tempos

|

Aos leitores deste blog estamos divulgando algumas novidades que estão acontecendo no blog nestes últimos dias.

  • Enquetes - Criamos a área de "enquete", onde todo mês será criada uma enquete nova.
  • Envie seu Texto - criamos a área de "envie seu texto" onde os leitores poderão enviar seus textos, que serão analisados e divulgados no site na integra, além é claro, de referencia ao autor do texto. Quem quiser que apareçam textos no site e não quiser se identificar, pode ficar tranqüilo, pois colocaremos como "anônimo" quando postarem alguma informação.
  • Faça Parte - Na área de envie seu texto, colocamos a opção de se candidatar a editor do site. Sendo assim, você (caso interesse) pode ser um escritor do enxugando o gelo (graaAAAAAANNNde coisa...), mas não é só isto, caso você seja escolhido como novo editor do blog ganhará exclusivamente uma pedra de gelo enviada diretamente do congelador da minha geladeira pelos correios além de uma indicação para internação em um hospício de sua preferência. Por isto, para concorrer, sempre que for escrito um texto é recomendado se identificar. Boa sorte.
Também estamos aceitando sugestões de melhorias seja pelo site ou pessoalmente.

Os Bancos

|

Estou puto da vida com o texto anterior e isto fez com que eu perdesse o sono, com isto foi pior para os bancos, acabei encontrando uma das minhas repórteres preferidas no youtube. É, exatamente, aquele site que as pessoas colocam vídeos da "as árvores somos nós", ou da maria tentando falar "youtube.com" entre outros vários vídeos, consegui encontrar um que presta e que pelo menos para mim, era novidade até agora.

Devido à este comentário sobre o Plano Besser, Salete Lemos perdeu seu emprego. É um absurdo tudo isto, quando nosso país vai melhorar?



Agora já posso dormir em paz, pois existem mais pessoas que querem melhorar este país.

Dai educação para quem precisa

|

Na ultima convenção do PSDB o ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso falou para seus correligionários as seguintes palavras:

"Nós somos sim gente que estuda e trabalha, porque sem estudo e trabalho não se muda o Brasil. Há sim acadêmicos entre nós. Não temos vergonha disso. Há sim gente que sabe falar mais de uma língua, mas sabemos falar nossa língua, e falamos direito. E faremos o possível e o impossível para que todos os brasileiros falem a nossa língua e falem bem. E não sejam brasileiros liderados por alguém que despreza a educação, a começar pela própria".

Após esta declaração houve uma avalanche de pessoas comentando sobre este assunto, o que é uma coisa sensacional, pois mostra que o brasileiro está mais politizado, que a cada dia que passa, aparentemente, entende mais de política e está a cada dia menos dependente da imprensa para expor suas opiniões.

Acho que a declaração do ex-presidente, não poderia ser mais baixa do que ataques pessoais. Na política, com certeza, o ideal seria um presidente com uma ótima formação acadêmica, porém, acho que o governo Lula vem demonstrando que só isto não basta para fazer um bom governo (considero o de FHC e o do Lula os melhores da história, cada um com seus méritos, claro). Acho que isto não deve ter entrado nas suas aulas e nos livros do senhor ex-presidente-professor-mestre-palestrante.

Falar mal da educação do presidente, é ignorar o fato de que os últimos governos, não se preocupam na qualidade do ensino, o que importa é "atender" a maior quantidade de pessoas possíveis, mesmo que as escolas sejam feitas de latão. É praticamente ignorar a qualidade de ensino do nosso país que só tende a decair, é ignorar o fato da criação de supletivos e supletivos online (as vezes bate um arrependimento de ter me esforçado quatro anos no ensino fundamental e três anos do ensino médio ao invés de estudar dois, um para cada tipo de ensino, equivalentes no supletivo, isto se você não quiser tirar o diploma em apenas cinco(5) dias como vi hoje em um anúncio de jornal), ignorar que com a fácil aprovação de cursos e faculdades em nosso país, a qualidade do ensino superior esta despencando ao ponto de que em algumas faculdades / universidades o professor já não reprova alunos do primeiro semestre (às vezes do primeiro ano) ou então não podem reprovar alunos que não assistem as aulas (há sempre um debate quanto a isto, porém, lei é lei. Se é pra aceitar, muda-se a lei antes) é ignorar que em alguns estados brasileiros, o professor de escola publica não pode mais reprovar os alunos (e que por isto, o aluno se desinteressa nos estudos e que por conseqüência as aulas viram uma bagunça e que por sua vez o professor não mais se preocupa em dar as aulas) e é ignorar que nem os professores que seriam as pessoas que deveriam deter o conhecimento necessário para repassar aos seus alunos sabem ao menos falar um português decente. E que sendo assim, se hoje temos um presidente que não sabe falar bem a nossa língua e que ele não é a minoria de nosso país (pois, não adianta nada se estar estudando na sexta série e não saber ler e/ou escrever) significa que a culpa de sua formação ser limitada é dele e dos governantes que já passaram pelo nosso país nas escalas federais, estaduais e municipais.

No parágrafo acima, há alguns poucos dos vários e vários itens que revelam por que a educação no Brasil está desta forma.

Por isto, o Sociólogo, deveria prestar atenção naquilo que ele também fez, pois se a economia está estabilizada em nosso país, é mérito dele, todo mundo sabe, mas se a educação está assim, também é culpa da sua incapacidade de resolver os problemas da educação em nosso país.

Aproveitando, gostaria de relembrar, que o programa Bolsa Escola não é criação do PSDB, como está sendo vinculado nos meios de comunicação e sim do ex-candidato à presidência da república Critovam Buarque ex-PT e atual PDT junto com um colega dele que irei ficar devendo o nome.

Antes de fechar este post, eu gostaria de ter colocado a fala do FHC em seu pronunciamento no formato de vídeo, mas só achei a resposta do presidente Lula. Nele é possível apreciar em seu final uma dica sensacional para o ex-presidente. Confira:



Segue os links abaixo.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20071123160703&assunto=27&onde=1
http://www.apj.inf.br/detalhe_noticias.php?codigo=3322

 

©2007 - 2010 Enxugando o Gelo | Template Blue by TNB